Pular para o conteúdo

Quais filmes foram citados na abertura das Olimpíadas de Paris?

A cerimônia de abertura das Olimpíadas é tradicionalmente um grande espetáculo. Além do desfile das nações e do acendimento da pira olímpica, as apresentações artísticas são momentos marcantes da cerimônia, geralmente destacando a cultura e a história do país anfitrião.

E a edição de Paris inovou ao realizar a cerimônia ao ar livre, nas margens do rio Sena. Mesmo sob a chuva, o evento apresentou diversas referências à rica cultura francesa, incluindo o cinema, uma arte na qual os franceses se destacam.

Você conseguiu identificar as referências ao cinema durante a cerimônia? Continue lendo, pois destacamos a seguir as principais.

Quais filmes foram referência na abertura das Olimpíadas de 2024?

Confira abaixo os principais filmes referenciados na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris:

Asterix nos Jogos Olímpicos (2008)

Logo na primeira vinheta da cerimônia, há uma referência a um filme francês. A cena que mostra o treinador e ex-jogador de futebol Zinedine Zidane interagindo com o ator e comediante Jamel Debbouze faz alusão ao filme “Asterix nos Jogos Olímpicos”.

Esse longa-metragem é o terceiro da série de filmes adaptados da HQ francesa criada por René Goscinny, “Asterix”.

Astérix aux Jeux olympiques (2008) / Credito: Pathé Distribution (divulgação)

Estrelado por Gérard Depardieu como Obélix e Clovis Cornillac como Astérix, o filme conta com diversas participações especiais, incluindo Zidane, que aparece em uma cena ao lado de Debbouze.

  • Infelizmente, o filme não está disponível nos streamings.

Leia mais:

Playtime – Tempo de Diversão (1967)

Logo após a referência citada anteriormente, vem outra. Zidane pega a tocha olímpica de Jamel Debbouze e segue ao rio Sena, deparando-se com um engarrafamento de carros. 

Esse momento é uma referência clara à comédia “Playtime – Tempo de Diversão”, dirigida por Jacques Tati.

  • Infelizmente, o filme não está disponível nos streamings.

Jules e Jim – Uma Mulher para Dois

Aquele momento em que vemos três jovens, uma moça e dois rapazes, correndo por uma rua estreita traz uma clara alusão a um clássico da nouvelle vague francesa.

A cena faz referência à famosa sequência da corrida na ponte de “Jules e Jim – Uma Mulher para Dois”, de François Truffaut.

  •  “Jules e Jim – Uma Mulher para Dois” esta disponível para assinantes do Telecine, Mubi e Claro TV+.

Bande à Part (1964)

Lembra do momento em que o misterioso mascarado (que remete ao personagem da série de jogos da Ubisoft “Assassin’s Creed”) percorre o museu do Louvre com uma tocha?

Ela lembra muito a cena do clássico da nouvelle vague “Bande à Parte”, do genial cineasta Jean-Luc Godard.

  • Infelizmente, o filme não está disponível nos streamings.

A Chegada de um Trem à Estação (1896)

A cerimônia guardou um momento específico para homenagear o cinema francês. A vinheta traz o mascarado misterioso interagindo com uma série de filmes. 

O primeiro é o curta-metragem dos irmãos Lumière, “A Chegada de um Trem à Estação”, de 1896. A obra, de menos de 1 minuto, mostra um trem chegando à estação de La Ciotat.

Ela é notória por ser um dos primeiros filmes exibidos ao público, que teria ficado assustado com a imagem do trem se aproximando.

Viagem à Lua (1902)

Logo na sequência, o mascarado viaja em um balão pelo espaço e passa em frente à Lua, que tem um rosto humano e uma cápsula dentro de um de seus olhos.

Isso é uma clara referência ao filme de 1902 “Viagem à Lua”, dirigido por Georges Méliès. Marco na história do cinema, o filme é conhecido por seus efeitos especiais inovadores.

  • “Viagem à Lua” está disponível para assinantes do Telecine. Também está disponível gratuitamente no Libreflix e Pluto TV (com anúncios).
  • Também disponível no YouTube: 

O Planeta dos Macacos (1968)

Após passar pela Lua, o mascarado avança diante de um planeta que exibe um pedaço da Estátua da Liberdade. 

Isso faz alusão ao filme norte-americano “O Planeta dos Macacos“, baseado no romance francês de Pierre Boulle, “La Planète des Singes”.

  • “O Planeta dos Macacos” está disponível para assinantes do Disney+ e Oldflix.

Minions

Crédito: CazeTV (reprodução)

Quem também marcou presença na cerimônia foram os Minions, da franquia “Meu Malvado Favorito”. Eles aparecem em uma sequência que os mostra como ladrões da Mona Lisa.

  • “Minions” (2015) está disponível para assinantes do Telecine.
  • “Minions 2: A Origem de Gru” está disponível para assinantes do Amazon Prime Video.