A série de romances escritos pelo americano George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, foi a grande inspiradora para Game of Thrones, uma das maiores produções de TV dos últimos anos, mesmo com um final que não agradou a todos.
A série se tornou um marco da cultura pop, com fãs pelo mundo todo. Por isso, acabou ganhando o spin-off House of The Dragon, ambientada no mesmo universo e teve sua segunda temporada lançada em junho desse ano.
A saga de livros conta com cinco títulos, sendo que o último foi lançado em 2011. Desde essa época, os fãs aguardam pelo sexto livro que deve encerrar a trama, mas ainda não há previsão para lançamento. De acordo com Martin, em entrevista no ano passado, último livro já tem mais de 1.100 páginas.
Enquanto o final não chega, conheça quais os outros livros da saga e qual a ordem para uma leitura que vai compreender o universo.
Leia mais:
Ordem dos livros de House of the Dragon
Apesar da ordem a seguir ser a correta dos livros, é importante deixar claro que, pensando na cronologia da história, o ideal é começar a ler a segunda obra em diante primeiro, para depois ler a primeira. Dessa forma, você vai se familiarizar com o universo de Martin, facilitando o entendimento de “Fogo e Sangue”.
Outra sugestão dos leitores é ler “O Festim dos Corvos” juntamente com “A Dança dos Dragões”, de forma simultânea e intercalando a leitura dos capítulos das obras, para ver as peças se encaixando.
Fogo & Sangue
Serviu de referência para a série A Casa do Dragão, e narra a história da Casa Targaryen desde a Conquista de Westeros por Aegon, o Dragão, até a regência de Aegon III. Tem formato de crônica e detalha a ascensão, os desafios e as lutas internas da dinastia, o que inclui a devastadora guerra civil chamada de Dança dos Dragões.
A Guerra dos Tronos
No título, o rei Robert Baratheon nomeia Eddard Stark como sua nova Mão. Enquanto investiga a morte suspeita de seu antecessor, Stark descobre uma rede de conspirações e traições.
Uma antiga ameaça se levanta além da Muralha no norte e, no leste, Daenerys Targaryen tenta reconquistar o trono perdido de sua família. A luta pelo poder entre as casas nobres começa, o que dá início a uma saga épica de guerra e intriga.
A Fúria dos Reis
O rei Robert Baratheon morre e, com isso, múltiplos pretendentes disputam o Trono de Ferro: Joffrey Baratheon em Porto Real, Robb Stark no Norte, Stannis e Renly Baratheon no Sul.
A Patrulha da Noite enfrenta ameaças sobrenaturais além da Muralha enquanto isso, e Daenerys Targaryen, no leste, reúne forças para reinvidicar ao trono. As conspirações, batalhas e alianças moldam o destino de Westeros em uma luta intensa pelo poder.
A Tormenta de Espadas
A guerra pelo Trono de Ferro fica mais intensa, com Robb Stark, Joffrey Baratheon, Stannis Baratheon e Balon Greyjoy mantendo sua luta pelo controle de Westeros. Já na Muralha, a Patrulha da Noite enfrenta uma visão de selvagens liderados por Mance Rayder, enquanto Jon Snow se infiltra entre eles. Daenerys Targaryen, no leste, fortalece seu exército e ganha novos aliados.
O Festim dos Corvos
Após a guerra, os Sete Reinos tentam se recuperar e, com a morte de vários líderes, novas intrigas surgem. Cersei Lannister luta para manter o poder em Porto Real, e Jaime tenta restaurar a ordem no reino. Sansa Stark se esconde sob uma nova identidade no Vale.
Brienne de Tarth procura por Sansa e, na Cidadela, Samwell Tarly busca por conhecimento. As Ilhas de Ferro e Dorne enfrentam suas próprias lutas pelo poder, o que amplia as disputas e tensões em Westeros.
A Dança dos Dragões
No último livro lançado, Jon Snow é o Lorde Comandante da Patrulha da Noite, enfrentando desafios internos e a ameaça dos selvagens. Daenerys Targaryen governa Meeren, enquanto luta para manter a paz e lida com traições, tentando controlar seus dragões.
Tyrion Lannister é fugitivo, e busca alianças no leste. As pretensões ao Trono de Ferro aumentam, com novos conflitos surgindo e a instabilidade e a luta pelo poder em todo o continente se aprofundando.