Essa é, provavelmente, a franquia de filmes de maior impacto feita pela Dreamworks. O universo Shrek conquistou o mundo todo, adorado por crianças e adultos. Elogiado por suas infinitas referências à cultura pop e contos de fadas clássicos, não é surpresa que as pessoas tenham se conectado tanto com essa aventura fantástica.
Os filmes de Shrek, vagamente baseados no livro infantil homônimo de 1990 de William Steig, começam com um ogro comum em seu lar no pântano. No entanto, com o passar dos anos, sua história desenvolveu muitas camadas – como uma cebola.
Leia também:
Shrek: qual é a ordem para assistir aos filmes da franquia?
O que realmente torna a premissa dessa franquia única é o protagonismo de um anti-herói, com o qual muitos fãs dizem se identificar. De qualquer forma, fazer de um ogro o personagem principal de uma história acabou sendo uma excelente escolha para a Dreamworks.
Quanto à ordem, a maioria dos filmes do Shrek se passa na ordem cronológica em que foram lançados, com exceção do filme Gato de Botas, que é uma prequela que se passa antes memso de Shrek e o Burro se conhecerem.
Confira abaixo a ordem para assistir aos filmes da franquia Shrek:
1. Gato de Botas (2011)
Apesar de ter sido lançado bem mais tarde, em comparação aos primeiros filmes da franquia, este filme é uma prequela para a história que amamos – por isso não vemos o Gato até Shrek 2. Nessa história, o Gato de Botas é acompanhado por sua equipe de compadres na caça aos ovos de ouro do personagem de conto de fadas, o Ganso de Ouro, a fim de desmentir as acusações e suspeitas contra ele.
2. Shrek (2001)
Este é o fenômeno da cultura pop que deu início a tudo, Shrek é um marco nas produções de animação da Dreamworks. Incessantemente importunado por criaturas de contos de fadas e soldados do reino, Shrek e Burro são enviados pelo lorde Farquaad em uma missão para salvar a Princesa Fiona, para que o ogro possa finalmente ter um pouco de paz. Entretanto, Fiona tem um segredo que ameaça atrapalhar o plano de Farquaad. A propósito, esse foi o filme que ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme de Animação.
3. Shrek 2 (2004)
Convocados para o reino de Tão Tão Distante por seus pais, Fiona e Shrek viajam para fora de sua zona de conforto. O rei e a rainha ficam sabendo que Fiona se casou com seu verdadeiro amor, mas não sabem que ele é um ogro gigante. O filme apresenta vários novos personagens, incluindo o Príncipe Encantado e a Fada Madrinha, que pretendem destruir a felicidade de Shrek e Fiona. Esse filme também é o primeiro filme do Shrek que apresenta o Gato de Botas.
4. Shrek Terceiro (2007)
Na terceira parte da franquia de longas-metragens, Shrek se vê como governante do reino de Tão Tão distante, um papel que ele não cobiçava e certamente não quer. Se ele quiser voltar à sua vida no pântano, Shrek precisa encontrar um herdeiro adequado para o trono. Ao descobrir que Fiona tem um primo mais novo, Shrek, Burro e Gato de Botas partem em uma missão para trazê-lo para governar o reino.
5. Shrek para Sempre (2010)
Shrek para Sempre é o quarto e último longa-metragem da série Shrek (pelo menos até o momento). O filme apresenta Shrek como um ogro casado e com filhos. No entanto, em uma crise de meia-idade e sentindo falta de seu antigo estilo de vida solitário, Shrek faz um acordo com Rumpelstiltskin, que o envia para um universo alternativo e aterrorizante. Assim, enquanto vive em uma realidade paralela onde nunca conheceu Fiona, Shrek precisa encontrar uma maneira de voltar à sua antiga vida cotidiana.
6. Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)
Dez anos após os eventos de Shrek para Sempre, o filme Gato de Botas 2: O Último Pedido acompanha o Gato quando ele percebe que está na última de suas nove vidas. Temendo a morte, o Gato deve partir em uma jornada para encontrar o mítico Último Pedido, um desafio de provas que dará ao vencedor um desejo mágico.
Agora que você já sabe qual a ordem correta para assistir aos filmes do Shrek, pode pegar sua pipoca e acompanhar a franquia mais amada da Dreamworks.