No dia a dia, as pessoas salvam inúmeros arquivos, fotos, vídeos, documentos, jogos e programas de computador. Isso pode gerar várias dúvidas em relação a qual o tipo de armazenamento utilizar. Hoje existem duas formas principais de guardar dados, o HD (Hard Disk Drive) ou SSD (Solid State Drive). Essa escolha pode ser feita com base no perfil de cada pessoa.
O HD consiste em um dispositivo magnético que utiliza cabeças de leitura/gravação e pratos rígidos de rotação rápida, já o SSD utiliza memória flash para armazenar arquivos. A memória flash é uma tecnologia de armazenamento de dados que usa uma memória não volátil e, por isso, nada é perdido quando é desligado.
HD e SSD: qual é melhor?
Enquanto os HDs conseguem armazenar documentos a baixo custo, os SSDs permitem acessar arquivos de forma rápida. Veja abaixo qual das duas ferramentas é mais indicada para cada uso.
Jogos
Para aqueles dispostos a gastar, um SSD poder ser mais recomendável do que o HD, já que tem velocidades de leitura/gravação mais rápida e um custo maior por gigabyte de armazenamento. Vale mencionar, porém, que os SSDs não trazem vantagens em termos de desempenho ou mais quadros por segundo nos games.
Os jogos instalados em um SSD irão inicializar mais rápido do que os instalados em um HD normal. Os tempos de carregamento para ir do menu de um jogo para o próprio jogo mais baixos.
Notebook
Em laptops, João Almeida, country manager da Western Digital no Brasil, empresa de soluções de armazenamento digital, recomenda o uso dos SSDs. Isso devido ao seu tamanho, durabilidade e consumo de energia, o que pode melhorar a duração da bateria do dispositivo.
Leia mais:
Softwares
O SSD também é mais recomendáveis do o HD para o uso de softwares profissionais de edição de fotos e vídeos e para usuários que precisam acessar seus arquivos de maneira frequente e rápida. Eles permitem acelerar o uso de aplicações e abertura de softwares.
Backup e armazenar fotos e vídeos
No caso de armazenamento de fotos e vídeos, os HDs são boas opções para arquivos que precisam ser armazenados ou compartilhados e acessados com menor frequência. O HD tem menor custo do que o SSD e armazena grandes quantidades de dados. Além disso, são confiáveis e têm décadas de uso na indústria.
Data centers
Por conta do maior desempenho, os SSDs vencem essa disputa. Essa forma de armazenamento conta com maior velocidades elevadas de leitura e escrita e agilidade nos reboots, o que é crucial para datas centers.
Por conta dos valores mais altos dessa ferramenta, empresas podem combinar o alto desempenho do SSD com a confiabilidade e baixo custo do HD.