Um evento realizado na semana passada trouxe informações importantes sobre o início das operações da BYD no Brasil. A empresa chinesa confirmou qual será o primeiro carro da companhia fabricado em território brasileiro. E informou algumas datas importantes para isso.
Fábrica da BYD na Bahia deve entrar em operação ainda em 2024
- O BYD Song Pro será o primeiro carro da marca chinesa fabricado no Brasil.
- A produção nacional do modelo será realizada na fábrica de Camaçari (BA) e a previsão é de que a montagem do SUV médio comece ainda neste ano, em formato SKD (em que as peças chegam prontas de fora).
- A produção completa dos veículos deve ser iniciada em 2025.
- Até lá, o BYD Song Pro continuará a ser importado da China em duas versões, GL e GS, com preços de R$ 189.800 e R$ 199.800, respectivamente.
- Ao todo, o investimento da companhia chinesa em sua primeira fábrica brasileira foi de R$ 3 bilhões.
- O objetivo é ter capacidade para produzir até 12 modelos no local (Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus também devem ser fabricados por aqui).
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Modelo de entrada da chinesa no Brasil
O BYD Song Pro tem inspiração no Song Plus, híbrido mais vendido do Brasil. Entretanto, o novo modelo apresenta uma nova grade frontal e para-choques, assim como faróis de LEDs com novo desenho. O novo SUV híbrido de entrada da marca chinesa tem 4,74 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas oferta 520 litros de capacidade.
As duas versões do SUV (GL e GS) são equipadas com o motor 1.5 a gasolina da família DM-i, ligado a outro propulsor elétrico. O conjunto desenvolve 223 cv de potência na versão de entrada e 235 cv na topo de linha. O torque combinado não foi divulgado, mas o câmbio é sempre do tipo e-CVT. A velocidade média é de 185 km/h.
O tamanho da bateria também varia de acordo com a versão. Segundo a BYD, o Song Pro GL pode rodar até 71 km sem gastar uma só gota de gasolina. Na configuração mais cara, o alcance rodando apenas a eletricidade chega a 110 km.
Embora seja equipado com câmeras 360° e central multimídia giratória de 12,8 polegadas, o Song Pro não traz assistentes ativos de segurança. Isso significa que itens como controle de cruzeiro adaptativo, sensores de ponto-cego e assistente de permanência em faixa estão fora da lista de equipamentos para o mercado brasileiro.
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