No fim do ano passado, a Renault revelou o próximo veículo da marca no Brasil, o Kardian, um SUV supercompacto completamente novo. O modelo, que será lançado oficialmente no fim de março, acaba de ter os preços e versões revelados e já está em pré-venda.
De início, serão três versões: Evolution (R$ 112.720), Techno (R$ 122.990) e Première Edition (R$ 132.790), todas equipadas com o, também novíssimo, motor 1.0 turbo aliado à transmissão automatizado de dupla embreagem. A Renault não confirmou, nem negou, possíveis configurações distintas no futuro, como por exemplo, uma com câmbio manual
Além de ser um modelo completamente novo, praticamente tudo nele é inédito entre os modelos da marca, o Kardian inaugura a plataforma modular altamente versátil da Renault, que permitirá à montadora desenvolver outros modelos como o novo SUV do segmento C, anunciado em dezembro e que será produzido no Brasil ainda neste ano.
Ele é também o primeiro modelo da marca produzido por aqui a contar com o novo logo, o “Nouvel R”. De visual único, ele conta com capô proeminente com grandes vincos, para-choque robusto com direito a protetores na parte inferior em cinza acetinado, grade tipo colmeia e faróis afilados. Nas laterais, protetores nas caixas de rodas.
Na traseira, o teto curvado, com o vidro traseiro inclinado em direção à coluna C. Ele ainda conta com spoiler na parte de cima da tampa do porta-malas, raque de teto, antena tipo barbatana de tubarão e para-choque volumoso com protetores inferiores. As rodas contam com desenho exclusivo também.
Segundo a Renault, são 2.600mm de entre-eixos (68 e 34mm maior do que os dois principais rivais, o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus). O porta-malas terá capacidade de 410 litros, 40 litros maior do que o italiano, mas cinco litros menor do que o alemão.
Por dentro, o Kardian conta com console elevado com nicho de oito litros, apoio de braço, quatro portas USB e o carregador de smartphones por indução. A alavanca do câmbio, do tipo e-shifter, que dispensa o cabo mecânico, é em formato de joystick. Há ainda iluminação ambiente com oito opções de cores.
O SUV conta com duas telas, uma de sete polegadas para o painel de instrumentos e outra de oito polegadas para a central multimídia, que conta com conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e design flutuante.
Para as três versões, o conjunto mecânico é o mesmo, com motor e câmbio inéditos no Brasil. A caixa de força é a 1.0 três cilindros turbo de 125 cavalos e 22,4kgfm de torque, com transmissão automatizada de dupla embreagem úmida e opção de trocas por meio de borboletas no volante. A direção é elétrica.
Sobre os equipamentos, de série, na versão de entrada Evolution, o Kardian vem com seis airbags, piloto automático, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus, faróis full LED e sistema Start&Stop.
Ele ainda vem com o painel de instrumentos com tela de sete polegadas, a central multimídia com display de oito polegadas, ar-condicionado digital, retrovisores externos elétricos, rodas de 16 polegadas, modo ECO e volante com ajustes de altura e profundidade.
A intermediária Techno acrescenta frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, chave sensorial tipo cartão, partida remota do motor, portas USB-C para o banco traseiro e teto biton em preto como opcional.
A Première Edition topo de linha ganha piloto automático adaptativo, câmera multiview, alertas de ponto cego e de distância segura, sensores de estacionamento frontal e crepuscular, faróis de neblina em LED, modos de condução Eco, Sport e Perso, iluminação ambiente, carregador de smartphone por indução, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e escurecidas e acabamento exterior em preto brilhante.