Pular para o conteúdo

Saiba os clubes que despontam como favoritos ao acesso na Srie B :: ogol.com.br

Fora do Eixo um espao para falar de clubes muitas vezes excludos dos debates de futebol, para comentar seus momentos e destaques.

A Série B começa nesta sexta-feira, 19, e como tem sido costume nos últimos anos, o torneio conta com times tradicionais e a promessa é de uma disputa equilibrada até o fim pelo acesso. Em meio ao início de temporada de estaduais e regionais, algumas equipes despontam com favoritismo para conquistar um lugar na primeira divisão.

Excluído o Santos (que faz parte do eixo), um claro favorito ao acesso e até o mesmo ao título por todo o seu tamanho, a coluna consegue destacar como equipes que devem brigar pelo topo: América Mineiro, CRB, Ceará, Coritiba e Sport.

América Mineiro

Rebaixado para a Série B no ano passado, o que já virou comum para a equipe que vive essa gangorra há alguns anos, o América Mineiro tem tudo para retornar para a primeira divisão. O elenco foi mantido em sua maioria, com a perda somente do goleador Mastriani. A grande contratação do ano foi o meia Moisés, ex-Palmeiras.

Comandado pelo promissor Cauan de Almeida, o Coelho ainda fez poucos jogos na temporada, apenas 11, dividido por Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. Foram 6 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. No entanto, quando perdeu o estrago foi grande, caindo na semifinal do Estadual contra o Atlético e sendo eliminado na primeira fase na Copa do Brasil diante do Maringá.

CRB

O time do treinador Daniel Paulista vive uma temporada de alta no futebol. São 22 jogos, com 14 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas, que pouco importaram até aqui. O Galo conquistou o título do Campeonato Alagoano e está na semifinal da Copa do Nordeste, em que irá enfrentar o Bahia em jogo único.

A forte temporada conta com um sistema defensivo eficiente, que sofreu apenas 12 gols até aqui, com destaque para o goleiro Matheus Albino. Mas o grande nome da temporada é o veterano Anselmo Ramón, que já marcou 13 gols em 18 partidas disputadas e vive o melhor início de ano da sua carreira. O atacante é responsável por cerca de 40% dos gols do CRB na temporada.

Ceará

O Ceará também chega para a Série B em momento de alta, com o título estadual e sem perder para o rival Fortaleza em quatro jogos até aqui. Na temporada são 18 jogos, com 8 vitórias, 8 empates e apenas duas derrotas. Os revezes aconteceram na Copa do Nordeste, para o Bahia na primeira fase e no único momento ruim da temporada ao ser eliminado nas quartas de final contra o Sport.

A missão do Ceará em 2024 será se recuperar após um ano passado ruim, em que acabou apenas na 11ª posição da Série B com um dos maiores investimentos da competição. No aspecto financeiro, o Vozão segue patinando, mas o campo dá indícios de melhora e a expectativa é de brigar pelo acesso. Para isso, conta com o jovem Erick Pulga, que já marcou 9 gols em 15 jogos.

Goiás

O Goiás nem sequer foi finalista do Campeonato Goiano, mas isso não pode ser um impeditivo para o recém-rebaixado não ser apontado como um dos principais postulantes ao acesso. A temporada impressiona sob o aspecto defensivo, já que até aqui foram apenas 6 gols sofridos em 16 jogos. No ano foram 9 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota, na semifinal do Estadual para o Vila Nova.

Apesar dos bons números defensivos e apenas uma derrota em todo o ano, o Goiás já trocou de técnico, demitindo Zé Ricardo e contratando Márcio Zanardi, ex-São Bernardo. Com período de um mês sem entrar em campo até a estreia contra o Ceará, o novo treinador ainda não mostrou qual será a cara do seu time.

Sport

Para o Sport a grande missão é não repetir o que aconteceu em 2023. O primeiro semestre do ano passado foi implacável, mas acabou com o vice da Copa do Nordeste e uma queda de rendimento grande no segundo turno da Série B, saindo do G4 perto do fim e acabando apenas na sétima posição.

O Sport apostou no técnico argentino Mariano Soso e tem colhido bons frutos com o estilo ofensivo (por vezes vulnerável) do comandante. Na temporada são 24 jogos, com 15 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Além disso soma 42 gols marcados e 18 sofridos.

No mercado, o Leão fez movimentos interessantes, comprando Romarinho e Gustavo Coutinho, além de ‘roubar’ Chrystian Barletta e Zé Roberto do Ceará. A defesa tem uma dupla confiável com Rafael Thyere e Luciano Castán, além do promissor lateral Pedro Lima e do goleiro Caíque França, que faz grande ano. Com regularidade, o Sport tem tudo para conquistar o acesso.

Menção honrosa

A coluna apontou cinco clubes, que somados ao Santos seriam os principais postulantes a conquista das quatro vagas para a Série A. Ainda assim, outras equipes podem entrar na briga (afinal o ano é longo e previsões são apenas previsões). Existem aqueles que podem surpreender e também equipes com potencial que ainda não demonstraram bom futebol até aqui.

O Coritiba é um grande exemplo. Rebaixado para a Série B deste ano, a equipe comandada por Guto Ferreira tem até aqui 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Mas mostrou não ter poder de decisão quando precisou, ficando de fora da final do Campeonato Paranaense para o Maringá e caindo na primeira fase da Copa do Brasil para o Águia de Marabá.

Outras equipes que podem aparecer na briga pelo acesso são Novorizontino e Vila Nova. O time paulista foi semifinalista do Estadual, eliminando o São Paulo no Morumbis e por pouco não conquistou o acesso para a Série A no ano passando, quando foi quinto colocado, a apenas um ponto de Criciúma e Atlético Goianiense.

Já o Vila Nova, que teve tudo para conquistar o acesso em 2023 e desperdiçou com uma derrota na última rodada, também mostra potencial para uma nova campanha e foi vice-campeão goianiense, eliminando o Goiás, mas perdendo para o Atlético.

As previsões, com sentido na lógica, estão feitas. No entanto, o futebol não cansa de surpreender e tudo pode acontecer até o final do ano. A Série B só está começando.