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sem fio e com mais controle para montadoras

A Apple recentemente revelou novos detalhes da próxima geração do CarPlay, que funcionará exclusivamente sem fio, buscando unificar as interfaces dos veículos. Apenas Aston Martin e Porsche se comprometeram a adotar o sistema até o momento.

O CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, expressou ao The Verge em abril a relutância da empresa em entregar o controle total da interface do cockpit para a Apple, preferindo manter a autonomia sobre seus sistemas. Outras montadoras acompanham este ceticismo.

Em resposta ao feedback da indústria, a Apple forneceu às montadoras um controle significativo sobre a aparência e funcionalidade do CarPlay de próxima geração, como mostram dois vídeos da empresa na WWDC24, que detalham a arquitetura e o design da próxima geração do CarPlay.

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Isso inclui o recurso “UI punch-through”, que permite às montadoras usarem suas próprias interfaces para certas funcionalidades. O sistema é projetado como uma caixa de ferramentas, em vez de uma interface totalmente controlada pela Apple.

Além disso, o próximo CarPlay suportará apenas conexões sem fio, enfatizando a importância de uma conectividade estável e de alto desempenho. Dado os problemas existentes com a conectividade sem fio do CarPlay atual, o foco da Apple será garantir a confiabilidade. Tanya Kancheva, da Apple, destacou em um dos vídeos a necessidade de um desempenho sem fio estável para o novo sistema.

Arquitetura de sistema em camadas

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Diagrama mostra a nova geração da arquitetura do CarPlay. (Imagem: Divulgação / Apple)

A nova arquitetura do CarPlay é dividida em camadas:

  • Overlay UI: funciona localmente no carro, exibindo informações críticas como sinais de mudança de direção e odômetros, totalmente controlados pelo carro.
  • Local UI: gerencia informações essenciais de direção, como velocímetros e tacômetros, personalizáveis pelas montadoras, mas restritos à fonte San Francisco da Apple.
  • Remote UI: opera no iPhone, lidando com mapas, músicas e informações de viagem, e pode ser exibido em qualquer tela do carro.
  • Punch-Through UI: permite às montadoras integrarem seus sistemas existentes ao CarPlay, como câmeras de ré e recursos avançados de assistência ao motorista.

Integração com sistemas de montadoras

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Montadoras podem escolher qual caminho seguir com a arquitetura do CarPlay. (Imagem: Divulgação / Apple)

A abordagem da Apple inclui manter o desempenho a 60fps (ou superior) através de um canal de temporização de UI dedicado, aproveitando o OpenGL no sistema do carro. As montadoras podem atualizar a aparência dos elementos da UI local via iPhone durante o processo de pareamento. No entanto, a frequência e o método específicos para essas atualizações ainda não estão claros.

A UI punch-through permite uma mistura de interfaces CarPlay e montadora, potencialmente levando a interfaces complexas e mistas. A estratégia da Apple é incentivar a adoção, permitindo que as montadoras mantenham o controle sobre seus sistemas nativos, que frequentemente apresentam gráficos avançados e serviços integrados, como o Google Maps.

O futuro da nova geração do CarPlay

Apesar do planejamento extenso da Apple, apenas renderizações do CarPlay de próxima geração foram exibidas até agora. A implementação no mundo real nos modelos da Porsche e Aston Martin será crucial para determinar uma adoção mais ampla na indústria e a viabilidade prática da abordagem exclusivamente sem fio da Apple.