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Shorts agora podem ser exclusivos para membros

O YouTube introduziu a opção de tornar Shorts exclusivo para membros assinantes dos canais. Na prática, a nova função anunciada pela plataforma vai permitir aos criadores de conteúdo colocarem alguns de seus vídeos publicados no formato à la TikTok atrás de paywalls.

Para quem tem pressa:

  • O YouTube lançou uma funcionalidade que permite aos criadores de conteúdo tornar seus Shorts exclusivos para membros assinantes. O recurso adiciona outra camada de monetização para vídeos “estilo TikTok” postados na plataforma;
  • Criadores podem marcar seus Shorts como “Somente Membros” no menu de visibilidade. Os vídeos exclusivos, acessíveis apenas para espectadores que assinam o canal, serão identificados por um ícone de estrela;
  • O YouTube aconselha os criadores a manterem um estilo informal nos Shorts exclusivos. A ideia é oferecer aos assinantes uma experiência mais pessoal e íntima;
  • O movimento do YouTube acompanha uma tendência mais ampla no setor. Plataformas como o TikTok também têm expandindo opções de conteúdo exclusivo por assinatura – inclusive, os em formato curto.
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(Imagem: rafapress/Shutterstock)

Os criadores de Shorts poderão erguer os novos paywalls ao escolher a opção “Somente Membros”, que aparecerá no menu de “visibilidade”. Os Shorts postados somente para membros do canal serão marcados com um ícone de estrela. Para assistir a esses vídeos, os espectadores precisarão comprar uma assinatura do canal em questão.

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Paywall para Shorts no YouTube

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(Imagem: 19 STUDIO/Shutterstock)

O site TechCrunch observou que o YouTube encara o “Members Only” dos Shorts como uma ferramenta valiosa para criadores que desejam realizar sessões de perguntas e respostas, levar fãs aos bastidores ou anunciar futuros projetos, por exemplo. O YouTube também sugeriu que os criadores adotem um tom informal para seus Shorts com paywall, para que os espectadores sintam que estão obtendo acesso íntimo aos canais que apoiam financeiramente.

De modo mais geral, a nova fonte de receita integra o número crescente de opções de monetização dos vídeos estilo TikTok na plataforma. O YouTube publicou recentemente um post no seu blog para celebrar o primeiro aniversário dos anúncios em Shorts. Na postagem, destacou que 25% dos criadores no Programa de Parceiros do YouTube ativaram a monetização de Shorts nos últimos 12 meses.

YouTube Shorts versus TikTok
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)

O YouTube não é a única plataforma que tem implementado paywalls em seu conteúdo de formato curto. A disponibilidade da assinatura do TikTok LIVE tem aumentado desde 2022, e o aplicativo, propriedade da ByteDance, anunciou recentemente que os criadores de conteúdo “on demand” também poderão cobrar por assinaturas.