Teve uma época em que as plataformas de streaming eram vistas por atores, produtores e roteiristas como a galinha dos ovos de ouro do entretenimento. A oferta de trabalho era vasta e os pagamentos excelentes.
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Essa era dourada, no entanto, parece estar chegando ao fim. Segundo informa a Bloomberg, a Apple TV+ estaria disposta a promover uma mudança radical na forma como remunera os talentos de Hollywood.
Hoje, a empresa paga de forma antecipada por todos os projetos como se eles tivessem sido bem-sucedidos, antes mesmo da estreia. A ideia agora é condicionar o valor ao desempenho de uma série ou filme.
Pela nova proposta, o talento receberia bônus com base em um sistema de pontos. O tamanho desse bônus será baseado em três critérios:
- o número de pessoas que se inscreveram no Apple TV+ para assistir;
- quanto tempo passaram assistindo;
- e o custo do programa em relação ao tamanho de sua audiência.
Esse formato ainda não está fechado. A Apple está aberta a conversar com os envolvidos. Fato é que as primeiras reuniões já começaram e a mudança parece ser um caminho sem volta.
Tendência de mercado
- Apesar de as notícias destacarem essa intenção da Apple TV+, outros serviços de streaming também estão se movendo nessa direção.
- São os casos da Netflix e do Amazon Prime Video, embora essas empresas não admitam publicamente.
- Quem falou bastante nesse assunto foi o chefe da United Talent Agency, Jeremy Zimmer, em artigo no The Hollywood Reporter.
- Segundo ele, todo o mercado deve se adequar a esses novos padrões por uma questão de margem de lucro.
- Isso sem contar o fato de que existem muitos serviços de streaming e a audiência cada vez mais se divide.
- Apesar desse movimento, muitos dos principais produtores e representantes dos atores ainda estão céticos.
- Eles acreditam que essas empresas estão apenas tentando economizar dinheiro e que não haveria uma crise real.
- Resta-nos agora aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Um pouco de história
Vale destacar que quem começou com esse negócio de pagar alto independentemente do resultado foi a Netflix. As outras plataformas apenas seguiram a líder de mercado.
E essa decisão foi estratégica, logo nos primórdios da empresa. Imagine entrar em um segmento já estabelecido, que já pagava muito bem e era dominado por gigantes centenários do cinema.
Como você convenceria os grandes talentos a trabalhar para você, que ninguém conhece ainda? Como convencer essas pessoas que colocar um filme num serviço por assinatura de internet seria melhor do que exibi-lo no cinema? A mesma coisa sobre uma série, só que num momento em que os canais de TV paga ainda reinavam absolutos.
Pois é, o jeito que a Netflix encontrou foi pagar mais. E eles pagaram muitos bônus inicialmente, fazendo que esses profissionais ficassem com a impressão de que estavam recebendo mais ainda. E a métrica da qualidade foi ficando de lado: você ganharia dinheiro independentemente do desempenho. Essa história está prestes a mudar.
As informações são da Bloomberg.