Pular para o conteúdo

Tecnologia escaneia veias através da pele para criar mapas 3D

A taiwanesa Adison Biotechnology desenvolveu um novo dispositivo portátil que consegue escanear veias e artérias através da pele. A tecnologia cria mapas 3D em tempo real para tornar procedimentos com agulhas – como coleta de sangue ou inserção de cateteres – mais precisos e, com isso, também torná-los menos dolorosos para os pacientes.

Entenda:

  • A taiwanesa Adison Biotechnology desenvolveu um dispositivo localizador de veias e artérias através da pele;
  • O aparelho conta com uma tela inclinável que apresenta um mapa 3D em tempo real do interior do dorso da mão;
  • A tecnologia pode aumentar a precisão de procedimentos com agulhas e torná-los menos dolorosos para os pacientes;
  • Testes com o dispositivo mostraram um crescimento de 30% na taxa de sucesso de aplicações intravenosas com uma única tentativa;
  • As informações são do New Atlas.
Dispositivo mostra veias e artérias através da pele. (Imagem: Adison Biotechnology)

Como descrito pela empresa, o dispositivo conta com uma tecnologia óptica capaz de mostrar as veias e artérias do dorso da mão através da pele, apresentando um mapa tridimensional e permitindo a localização de vasos sanguíneos em qualquer profundidade com rapidez, agilizando os procedimentos.

Leia mais:

Dispositivo aumentou taxa de sucesso em procedimentos intravenosos

O localizador de veias possui um display inclinável que exibe o mapa 3D em tempo real, servindo de guia para os médicos durante os processos intravenosos. Além disso, graças ao ajuste da tela, também é possível que os procedimentos sejam realizados, caso necessário, com o profissional ajoelhado, tornando o dispositivo “útil em uma variedade de acidentes”, diz a empresa no anúncio.

Dispositivo localizador de veias mostra mapa 3D em tempo real. (Imagem: Adison Biotechnology)

Durante testes com o aparelho, a taxa de sucesso de aplicações intravenosas em uma única tentativa apresentou uma melhora de 30%. Além de funcionar em pacientes com cicatrizes de queimadura, o dispositivo também pode ser usado em bebês de até seis meses de idade.

De acordo com o New Atlas, o dispositivo localizador de veias está sendo exibido pela Adison Biotechnology na InnoTech Expo, realizado entre os dias 17 a 19 de outubro na cidade de Taipei, em Taiwan.