Pular para o conteúdo

Tem queda de cabelo? A canela pode resolver; entenda!

Um composto encontrado na canela pode ser a solução para a queda de cabelo, assim esperam os pesquisadores da Universidade Nacional de Yokohama (YNU), no Japão, que têm buscado um tratamento antiqueda para nossos fios.

A pesquisa descobriu que o ácido cinâmico, popular no ramo cosmético por seus efeitos antienvelhecimento na pele, pode fazer o cabelo crescer. O artigo científico detalhado foi publicado no Scientific Reports.

O composto “mágico” da canela

Os cientistas descobriram anteriormente que um hormônio chamado oxitocina conhecido como “hormônio do amor” ajuda no crescimento do cabelo. Porém, usá-lo na pele é difícil, pois sua molécula é muito grande para ser absorvida.

Encontrado na canela chinesa, o ácido cinâmico entra nessa história para resolver o problema porque é menor e mais fácil de ser absorvido pela pele. Nos experimentos, o composto, em concentrações baixas, aumentou a produção de oxitocina e genes relacionados ao crescimento do cabelo.

Representação do procedimento realizado em testes de laboratório – Imagem: Scientific Reports

Leia mais:

Usando pequenas versões de folículos capilares humanos chamadas de foliclóides, os pesquisadores confirmaram que o ácido cinâmico provocou um crescimento considerável de cabelo, especialmente em concentrações entre 100 e 500 µg/mL.

A oxitocina aumentou 1,3 vezes o crescimento do cabelo, enquanto o ácido cinâmico aumentou 1,25 vezes. Os resultados são similares, mostrando que o composto da canela pode ser uma alternativa eficaz de tratamento para queda capilar.

Próxima fase de testes

A próxima fase da pesquisa vai aplicar as descobertas com a canela em ratos com queda de cabelo. Assim, será possível determinar a eficácia do ácido cinâmico, a dosagem adequada e se sua administração terá algum efeito colateral.

Tatsuto Kageyama, autor do estudo, declarou ao New Atlas que a nova compreensão sobre o mecanismo e os efeitos do composto, também encontrado em frutas cítricas, uvas, cacau, espinafre, aipo e outros, pode promover avanços para a ciência que tem focado nos cabelos.