Uma portaria publicada na noite de 1º de abril, com entrada imediata em vigor, dispensa brasileiros e estrangeiros vacinados de fazer o teste de antígeno para viajar ao Brasil.
Assim, acaba um dos maiores pesadelos de quem planeja viagens internacionais: testar positivo na volta e precisar fazer quarentena no exterior pagando do próprio bolso.
De agora em diante apenas viajantes que não tenham completado o ciclo de vacinação (veja abaixo) precisam fazer o teste de antigeno.
A portaria segue a recomendação da Anvisa, que já tinha se manifestado a favor do fim do teste de antígeno para voltar ao Brasil. O parecer da Anvisa, no entanto, estabelecia o dia 1º de maio como a data ideal para a medida ser implementada. O Ministério da Saúde se antecipou, e brasileiros e estrangeiros vacinados estão desde o dia 1º de abril dispensados do teste de antígeno para voltar.
A medida segue a tendência internacional de relaxar as exigências de entrada. A vacinação continua sendo exigida por muitos países, mas a exigência do teste de antígeno está cada vez mais rara.
Veja as exigências para entarr nos principais países no nosso painel Turismo & Vacinas, que é costantemente atualizado.
Quem não tem vacinação completa ainda precisa de teste!
Atenção: apenas viajantes vacinados estão dispensados do teste de antígeno para voltar ao Brasil.
Quem não se vacinou ou não tem o ciclo vacinal completo ainda precisa fazer o teste. O ciclo vacinal completo é composto de:
- 2 doses de Coronavac
- 2 doses de AstraZeneca
- 2 doses de Pfizer
- 1 dose de Janssen
Não há exigência de dose de reforço para entrar no Brasil.
O teste de antígeno precisa ser coletado dentro das 24 horas antes do embarque. Também é aceito teste PCR feito dentro das 72 horas antes do embarque.