Uma picape elétrica da Toyota pode estar próxima de ser lançada. Segundo o presidente da sede da empresa na Tailândia, Noriaki Yamashita, a companhia japonesa pretende ter, por volta do final de 2025, versão totalmente à bateria da Hilux no mercado.
A notícia vem à tona pouco depois da concorrente Isuzu, também do Japão, ter revelado que irá produzir seu primeiro caminhão 100% elétrico. A Toyota Hilux é uma das picapes mais vendidas do mundo, portanto, faz sentido que ela ganhe uma versão elétrica.
Leia mais:
Mais sobre a chegada da Toyota Hilux elétrica
- A Hilux é fabricada em seis países, com vendas em 180 países e regiões. Em dezembro, já houve a chegada da versão híbrida, de 48V, que ainda conta com motor diesel de 2.8L. A atualização proporcionou melhoria modesta de 5% na eficiência de combustível;
- Outro projeto sem combustão envolvendo a Hilux foi mostrado no ano passado, um protótipo que planeja usar célula de combustível de hidrogênio na picape;
- A notícia de que a Toyota estaria preparando para lançar a Hilux elétrica no final de 2025 aparece pouco após a companhia mostrar relutância em entrar de vez no mercado dos veículos elétricos.
A Toyota tem previsão de venda de 250 mil veículos na Tailândia este ano, mas já vê o crescimento da preferência por veículos elétricos roubar seu espaço no mercado.
Montadoras japonesas, como Toyota, Honda e Nissan, têm trabalhado para melhorar sua atuação no mercado dos carros elétricos. Apesar de serem empresas que dominam há muito tempo o mercado tailandês, a realidade atual é de perda no número de vendas, já que sua fabricação de elétricos ainda não é extensa.
Para correr atrás desse prejuízo, Nissan e Honda anunciaram, recentemente, parceria, onde irão trabalhar juntas na fabricação de veículos elétricos e tecnologia de inteligência automotiva.