A Toyota continua apostando na tecnologia de veículos movidos a hidrogênio com um novo sistema de hidrogênio líquido capaz de economizar gás que escapa e reutilizá-lo como combustível, aumentando a eficiência do motor.
A empresa introduziu a novidade no carro conceito GR Corolla H2 em 2023. O sistema mantém o hidrogênio a -253 graus Celsius durante o enchimento e armazenamento no tanque.
Como funciona o novo sistema de hidrogênio líquido da Toyota
- O hidrogênio existe como um gás na temperatura ambiente, então as bombas precisam operar muito frias para evitar que o líquido ferva;
- Ainda assim, o sistema gera gás de ebulição que acaba sendo desperdiçado;
- A solução da empresa japonesa foi usar um “autopressurizador”
- A Toyota o exibiu na corrida Super Taikyu Series 2024 no último fim de semana;
- O autopressurizador “usa a pressão do gás de ebulição” para produzir combustível reutilizável sem usar nenhuma energia adicional”;
- A ideia é alimentar um pequeno pacote de célula com o combustível extra, entregando maior eficiência.
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“O que a Toyota parece ter feito foi desenvolver uma bomba de hidrogênio que aproveita parte da energia fria para fins de compressão — um avanço necessário para qualquer um que desenvolva veículos de hidrogênio frio”, explicou ao The Verge o professor da Washington State University, Dr. Jacob Leachman.
Vale recordar que Toyota e BMW uniram forças no desenvolvimento de veículos com célula de combustível de hidrogênio. Um primeiro modelo da marca alemã fruto dessa parceria sustentável deve ser lançado em 2028.
A ideia é padronizar componentes, criar um trem de força compartilhado e reduzir custos, além de expandir a rede de abastecimento de hidrogênio. Aliás, a falta de instalações para abastecer veículos a hidrogênio é um dos maiores obstáculos para a popularização desses modelos.