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Três empresas dominam 72% do uso de internet na América Latina

Um estudo da organização global GSMA mapeou dados de tráfego de internet móvel na América Latina até maio de 2024 e descobriu que Meta, Alphabet (Google) e TikTok são responsáveis por mais de 70% do uso de internet móvel de download na região. Na amostra a Meta lidera com quase 50% do tráfego, seguida pela Alphabet com 14% e TikTok com 8%.

O relatório parte de uma série que visa contribuir para o debate sobre fair share com dados e evidências e demonstra que as redes sociais dominam o consumo de dados móveis com 41%, seguidas por navegação na web com 29% e streaming representando 19%.

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Diferenças de uso de internet entre países

Na América Central e México, as redes sociais representam quase 60% do tráfego total. Em países, como Argentina, Chile e Paraguai, o streaming supera a navegação na web em volume de dados. Na Região Andina, o streaming lidera, sendo responsável por 38% do tráfego total.

O Brasil apresenta distribuição única, com redes sociais respondendo por 40%, navegação web por 30%, e empate entre streaming e serviços de mensagens, cada um com 10%.

imagem mostra uma mulher sentada em frente a um laptop enquanto mexe em seu celular
Tráfego de dados móveis aumentou 14 vezes entre 2016 e 2023 (Imagem: Vitaly Gariev/Unsplash)

O estudo ainda destaca o crescimento do tráfego de dados móveis, que aumentou 14 vezes entre 2016 e 2023. O crescimento apenas em 2023 superou o volume total registrado em 2018. As projeções para 2030 indicam aumento anual de 22 exabytes, o equivalente a 22 bilhões de gigabytes.

Tendência para os próximos anos

O relatório indica que a demanda por dados continuará crescendo, impulsionada pelo avanço nas resoluções de vídeo, que estão migrando do HD para 4K e, eventualmente, 8K, pela expansão de transmissões ao vivo e pelo crescente consumo de conteúdo audiovisual.

A pressão sobre a infraestrutura de redes móveis deve aumentar significativamente nos próximos anos, com o crescimento anual de tráfego em 2030 previsto para ser quase o dobro do registrado em 2023.

Criança deitada no escuro olhando um celular
Redes sociais representam 40% do consumo de internet no Brasil (Imagem: Aleksandra Suzi/Shutterstock)

O denominador comum em todos os casos analisados é o uso intensivo de vídeo, seja em formato curto ou longo. Este tipo de conteúdo audiovisual tem se mostrado um dos principais impulsionadores do crescimento sustentado do tráfego móvel, tendência que deve se manter com o avanço tecnológico e a demanda crescente por conteúdo de alta qualidade.