Com 70,02% dos calouros oriundos de escolas públicas paraenses, o resultado do Processo Seletivo (Prosel) 2024 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 26, na reitoria da universidade, em um ambiente repleto de emoção, com a presença de emissoras de rádio para a leitura do listão, banho de cheiro e vários candidatos que fizeram questão de aguardar o resultado in loco.
Mariana Gonçalves Ribeiro, que obteve a pontuação de 899,73, Arthur Sanches Sales, com 896,39 pontos, e Henrique Klosouski Santos Drosdoski, 895 pontos, foram os três primeiros colocados gerais do Prosel Uepa 2024, concorrendo a vagas dos cursos de Biomedicina e Medicina, respectivamente.
Essa foi a segunda vez que Henrique Drosdoski tentou o Prosel da Uepa. Com a aprovação em Medicina, a sensação é de recompensa “por ter ficado mais um ano batalhando”. Henrique é natural de Altamira, mas residiu em Belém durante o período em que estudou para o Processo Seletivo. Ele afirmou que já tinha a expectativa de obter uma boa colocação, mas não imaginava que estaria entre as três primeiras notas gerais.
“Fico muito grato por saber que deu tudo certo, que todo o esforço valeu à pena. A expectativa para estudar na Uepa é excelente, porque finalmente o sonho foi alcançado. Então, a partir de agora, é aproveitar e esperar as próximas etapas dentro da universidade”, afirmou.
O reitor da Uepa, professor Clay Chagas, celebrou o crescimento do número de aprovações de alunos vindos do ensino público em relação aos anos anteriores, destacando o trabalho da comunidade acadêmica para receber os novos aprovados. “Para a universidade, é um momento ímpar. Trata-se de uma preparação contínua de todos nós para receber os aprovados. Parabenizo a aprovação dos mais de 3.700 alunos no Processo Seletivo, em um ano em que o nosso vestibular teve uma ampliação de aproximadamente 12% de candidatos inscritos em relação ao ano passado. O crescimento do número dos aprovados oriundos de escolas públicas também é uma perspectiva muito positiva do ponto de vista da educação do estado do Pará”, destacou o gestor, durante a coletiva de imprensa que antecedeu a divulgação do listão.
De acordo com a vice-reitora da instituição, professora Ilma Pastana, a divulgação do Prosel Uepa 2024 marca uma nova etapa na trajetória dos estudantes e celebra os esforços de toda a comunidade acadêmica. Ela comemorou a aprovação dos novos calouros com música, ovo, trigo e banho de cheiro. “Hoje, nossa universidade celebra a entrada dos nossos novos alunos, tanto nos cinco campi de Belém, quanto nos 18 municípios em que a Uepa está presente. Tenho certeza que teremos o resultado dos esforços das famílias, dos nossos estudantes e da nossa universidade”, ressaltou.
Além de comemorar com os calouros que estiveram na reitoria da Uepa, a vice-reitora também representou a gestão superior da universidade em uma visita para lá de especial à Mariana Ribeiro, a primeira colocada do Prosel 2024. Ocasião em que foi acompanhada pela vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Simone Beverly.
Dados do Prosel 2024
Neste ano, o Prosel teve 60.424 inscrições confirmadas. Foram ofertadas 3.724 vagas, em 93 cursos, nos municípios de Altamira, Ananindeua, Barcarena, Bragança, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açú, Marabá, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Salvaterra, Santarém, São Miguel do Guamá, Tucuruí e Vigia.
No total, 3.670 vagas foram preenchidas, incluindo as disponibilizadas pelos cursos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Letras – Libras, que possuem Processos Seletivos Específicos, e cujos resultados também foram divulgados nesta sexta-feira. O curso de Licenciatura em Música foi ofertado em Belém, Bragança e Santarém, com 94 vagas, e o de Licenciatura em Letras-Libras, em Belém, com 44 vagas.
Do total das inscrições confirmadas, 57,82% foram realizadas por candidatos que se inscreveram nas Cotas Socioeconômicas (CSE); enquanto que 11,81% foram preenchidas por inscritos nas Cotas Étnico Raciais (CER) para negros; 0,30% nas Cotas Étnico Raciais (CER) voltadas a indígenas; e 30,07% por aqueles que optaram em não concorrer às cotas (Não Cotistas – NCT).
Na capital paraense, os cursos mais procurados neste ano foram Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física. Entre os inscritos para concorrer nas Cotas Étnico-Raciais (CER), Fisioterapia também foi o curso mais concorrido, seguido por Educação Física e Biomedicina. Entre os Não Cotistas (NCT), estão os cursos de Medicina e Fisioterapia, em Belém, seguido por Medicina, em Marabá.
Chegaram candidatas, saíram calouras
Entre os candidatos que estiveram na reitoria da Uepa para ouvir ao vivo o resultado, estava Júlia Oliveira Pimentel, que chegou às 8h30, acompanhada pela mãe, Roseli, e pelo pai, João Douglas Pimentel. Júlia tornou-se caloura da Uepa ano passado, quando ingressou no curso de Enfermagem, mas como o sonho dela é tornar-se médica, este ano ela conciliou a vida de acadêmica de Enfermagem com a de estudante de cursinho.
Após obter a média de 868,27 pontos e 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Júlia estava confiante. “Eu sempre quis fazer Medicina, mas passei por uma situação muito difícil quando fiz o convênio e não obtive o resultado esperado no Enem naquela época, porque estava com a saúde mental muito abalada. Então, eu decidi cursar Enfermagem, inclusive para conhecer a vida de universitária e assim eu estou hoje com uma visão mais madura sobre a universidade e ter a certeza de que quero mesmo a área da saúde”, afirmou, antes de saber que havia sido aprovada no curso de Medicina.
A mãe de Júlia havia prometido para a filha que eles viveriam juntos todas as emoções desse momento tão esperado pela família. “Eu fiz questão de virmos para cá. Nós moramos em Ananindeua, acordamos às 5h e às 7h saímos de casa”, contou Roseli, que chorou junto com a filha, quando o locutor da rádio leu o nome dela.
Outra candidata que aproveitou muito a festa na reitoria, ao som da banda da liga Búfalos da Medicina, foi Amanda de Fátima Reis Vasconcelos Alves, aprovada no curso de Biologia. Ela contou sobre a dedicação intensa aos estudos: “Eu comecei desde o início do ano estudando muito, saía da escola quase de noite e mesmo ficando várias vezes doente por causa disso, eu estudei até conseguir. É muito bom ser aprovada e poder retribuir tudo o que meus pais fizeram por mim”.
Atenção à matrícula
O edital de matrícula para os novos calouros também foi publicado nesta sexta-feira. A primeira etapa, que é a matrícula on-line, será realizada de 30 de janeiro a 02 de fevereiro. A matrícula presencial, com a apresentação de documentos, para os estudantes que optaram por concorrer às Cotas Sócio-Econômicas ou Cotas Étnico-Raciais, será realizado nos dias 05 a 06 de fevereiro, enquanto a confirmação presencial de matrícula para os candidatos Não Cotistas será de 06 a 09 de fevereiro.
Com o tema Amazônia Sustentável: consciência, cultura e ações na Uepa, será realizada, em 04 de março, a aula inaugural para os novos calouros, no Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém.
Confira as fotos da divulgação do listão aqui.
Texto: Guaciara Freitas, Marília Jardim, Messias Azevedo e Monique Hadad (Ascom Uepa)
Fotos: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)