Pular para o conteúdo

Vacinação completa contra Covid-19 pode reduzir risco de AVC

A vacina da Covid-19 foi criada para proteger a população contra o vírus SARS-CoV-2. Estudos recentes mostraram que o imunizante também tem outros benefícios. Um deles, publicado esta semana no European Heart Journal, mostrou que o esquema completo de vacinação pode reduzir risco de doenças cardiovasculares graves, incluindo AVC. 

O trabalho também mostrou que, em alguns casos raros, a vacina tem outros efeitos colaterais inesperados, ainda em análise e com resultados conflitantes.

AVC
Risco de AVC diminui para pessoas com vacinação completa contra Covid-19 (Imagem: shutterstock/sfam_photo)

Vacinação completa contra Covid-19 diminui risco de AVC

O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, a partir de dados de saúde de mais de oito milhões de adultos no país. Os registros foram acompanhados por cerca de dois anos, do final de dezembro de 2020 (quando a vacinação começou por lá) até o final de 2022.

Os cientistas estudaram as “janelas de risco”, o período imediatamente após a aplicação de uma dose da vacina contra Covid-19, para cada dose. Os dados da saúde cardiovascular desses indivíduos foram comparados com os das pessoas que não tinham tomado nenhuma dose.

A pesquisa concluiu que, na maioria dos casos, houve um risco reduzido de doenças cardiovasculares nas pessoas imunizadas contra Covid-19 em comparação com aquelas sem imunização. O risco reduzido foi especialmente maior para os casos graves e depois da terceira dose.

Um dos benefícios do esquema completo de vacinação foi a queda no risco de AVC.

Trabalho apresentou efeitos adversos da vacinação de Covid-19, mas fez ressalvas (Imagem: Ahmet Misirligul/Shutterstock)

Leia mais:

  • O trabalho também observou efeitos colaterais inesperados nas pessoas com esquema de vacinação completo;
  • Um deles foi a inflamação do músculo cardíaco ou do pericárdio em homens jovens de uma a duas semanas após a dose de vacinas mRNA contra Covid-19;
  • Também observou-se risco temporariamente aumentado de extrassístoles, uma condição que causa batimentos cardíacos adicionais. O risco foi 17% maior após uma dose e 22% maior em duas doses, principalmente entre idosos e homens;
  • Não houve risco aumentado de outras arritmias cardíacas.

De acordo com o Eurekalert, é importante destacar que os estudos apresentando efeitos colaterais controversos da vacinação contra Covid-19 ainda são limitados e, muitas vezes, têm resultados conflitantes entre si, não sendo absolutos sobre possíveis malefícios. Ainda, no caso do trabalho desta semana, os efeitos colaterais são temporários e não valem para os casos graves.

Fredrik Nyberg, um dos autores da pesquisa, explicou o benefício geral da vacinação na proteção contra doenças cardiovasculares, incluindo AVC:

Os aumentos no risco cardiovascular que vimos após a vacinação contra a COVID-19 são temporários e não se aplicam às condições mais graves. Por outro lado, a vacinação completa reduziu significativamente o risco de vários resultados cardiovasculares mais graves relacionados à COVID-19, como ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca. Isso enfatiza os benefícios protetores da vacinação completa.

Fredrik Nyberg