O Vale do Silício, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, ficou famoso por ser a casa de muitas startups e empresas globais de tecnologia. Agora, a região também contará com o primeiro serviço de entrega de mercadorias por drones.
Único drone não militar autorizado para o serviço
A Matternet, com sede na Califórnia, está lançando oficialmente um programa piloto para o serviço de entrega. O início das operações acontece mais de dois anos depois de a empresa receber a aprovação da Federal Aviation Administration para o uso de seu drone M2.
Este é atualmente o único equipamento não militar certificado para a realização de entregas nos EUA. O drone é equipado com um sistema de cordas que realiza a entrega das mercadorias. Neste primeiro momento, apenas produtos leves (de até 2 quilos) serão transportados. A velocidade máxima atingida nas viagens é de pouco mais de 50 km/h.
A Matternet diz que o processo de entrega é totalmente automatizado e que os equipamentos podem retornar ao centro de operações para trocar a bateria e coletar um novo pacote “em menos de 60 segundos”. As informações são do The Verge.
Leia mais
Ideia é reduzir a dependência de carros para a entrega de mercadorias
- A empresa afirmou que vai analisar os resultados do projeto piloto, mas que já está planejando expandir o serviço a partir de acordos com “grandes parceiros logísticos”.
- Em comunicado, a Matternet afirmou que o uso de drones para a realização de entregas de produtos como chocolate ou bebidas vai reduzir os congestionamentos de trânsito e as emissões nas cidades.
- A ideia da companhia é reduzir a dependência de carros para a realização deste tipo de serviço.
- Residentes de Mountain View e Sunnyvale podem se inscrever para participar do piloto.
- As entregas estão disponíveis apenas entre 12h e 18h, às segundas, quintas e sextas-feiras neste primeiro momento.