A Covid-19 deixou traumas e um rastro de mortes pelo mundo. A pandemia, porém, nos levou a algo que eu considero positivo: o aumento dos serviços de telemedicina.
Entendo que alguns casos dependem necessariamente de atendimento médico presidencial. Em outros, porém, uma boa conversa e as recomendações corretas podem solucionar os problemas mais simples.
Leia mais
Um dos desafios da telemedicina é a qualidade da ligação de vídeo. Ou até mesmo a conversa em si, que costuma ter mais ruídos do que o diálogo tradicional. E ruído aqui não é sinônimo de barulho, mas sim de obstáculos para a comunicação. Um paciente, por exemplo, pode falar rápido demais. E um médico pode se perder nas anotações com essa velocidade toda.
Dentro desse contexto, uma empresa desenvolveu um modelo de Inteligência Artificial que promete resolver essas questões. A Plataforma Suki registra sua conversa com o médico e, em seguida, entrega uma transcrição destacando os pontos mais importantes.
De acordo com a companhia, milhares de clínicas nos Estados Unidos já utilizam o serviço. Ele, agora, passará a ser utilizado também nas consultas remotas.
Uma parceria promissora
- A Suki acaba de fechar um acordo com a empresa de serviços de reuniões remotas Zoom Communications.
- Sim, é a companhia responsável pelo aplicativo de videochamadas Zoom, que você provavelmente tem ou já baixou alguma vez no seu celular ou computador.
- Essa parceria vai incorporar o anotador de IA e o assistente administrativo da Suki no serviço de “tele-saúde”.
- Isso significa que seu médico pode se concentrar 100% no que você está dizendo sem precisar dividir a atenção escrevendo notas – e possivelmente perdendo algo que você falou.
- De acordo com a Zoom, mais de 140 mil instituições de saúde no mundo já utilizam a plataforma atualmente para atendimentos à distância.
- Ou seja, essa medida terá um alcance bastante expressivo.
- As duas empresas não informaram as condições desse acordo, nem a duração do contrato.
Uma ajuda valiosa
Uma pesquisa realizada pela Suki mostra que esse tipo de anotação clínica feita pela IA pode reduzir o período que os médicos gastam com papelada em até 70%. Isso daria a eles mais tempo e energia para o atendimento “real”.
É importante destacar que esse tipo de atendimento com auxílio da IA é recente, embora já aconteça em alguns lugares nos EUA. A Zoom, no entanto, não divulgou nenhum feedback sobre como foram as primeiras experiências.
Outro ponto importante a ser destacado é que as conversas só poderão ser gravadas com a autorização do paciente.
No mais, não há informações sobre a disponibilidade desse serviço aqui no Brasil.
As informações são do Tech Radar.