Pular para o conteúdo

veja o resumo dos Jogos Olímpicos desta terça (6)

O que aconteceu de importante nesta segunda-feira (5) na Olimpíada de Paris 2024? Confira a seguir o resumão com os principais resultados na capital francesa. Os destaques foram as vitórias do vôlei feminino, que está nas semifinais, e do futebol feminino, finalista dos Jogos Olímpicos após 16 anos. A boxeadora Bia Ferreira também recebeu sua medalha de bronze, em cerimônia após a final da modalidade.

Brasil atropela República Dominicana, segue imbatível e vai à semifinal em Paris

Sem perder nenhum set nas Olimpíadas de Paris, a seleção brasileira feminina de vôlei se classificou para as semifinais. Com show de Gabi e uma defesa sólida, o Brasil venceu a Rep. Dominicana por 3 sets a 0 (com parciais de 25/22, 25/13 e 25/17) e segue vivo na luta pelo tricampeonato olímpico.

A seleção verde-amarela tenta a sexta medalha de sua história. O Brasil foi ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, prata em Tóquio 2020 e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

A semifinal será contra os Estados Unidos na quinta-feira (8), às 11h. Do outro lado, Turquia x Itália duelam no mesmo dia, às 16h.

Montagens GERAIS (17)
Vôlei feminino. Foto: Luiza Moraes/COB

+ Sérvia x Itália – Tijana Bošković x Paola Egonu: quem é melhor?

Isaquias Queiroz e Jacky Godmann avançam para as semifinais da canoagem C2

Os brasileiros Isaquias Queiroz e Jacky Godmann garantiram a vaga nas semifinais da canoagem C2 ao fechar a bateria em 1º lugar. Eles fecharam a corrida de 500 m com o tempo de 1min38s78.

As semifinais serão disputadas na quinta-feira (8). Isaquias volta a competir nesta quarta-feira (7), na canoa individual C1 1000 m. Mateus Nunes também participará da prova.

Rodrigo Pessoa vê cavalo arisco em final encurtada depois de duas faltas

Durou pouco a tentativa de Rodrigo Pessoa de buscar uma medalha na decisão individual da prova de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos de Paris. Após duas faltas ainda no início do percurso montado nos jardins do palácio de Versalhes, o brasileiro decidiu poupar o cavalo Major Tom e abandonou a disputa.

“Eu queria começar em um ritmo bom, saltar com facilidade e dar confiança [ao animal] para o resto da pista”, afirmou o brasileiro de 51 anos, que lamentou a falha cometida pelo conjunto logo no segundo obstáculo. “É uma falta que não é característica dele. Ele raramente ou quase nunca faz essa falta”.

Terminou assim a oitava edição olímpica de Rodrigo, recordista entre os atletas brasileiros. Dono de três medalhas nos Jogos, ele considerou a participação “semipositiva”. Ele lamentou particularmente a desclassificação do Brasil na disputa por equipes, por causa do ferimento de um cavalo.

Australiana quebra domínio japonês no skate; brasileira Dora Varella brilha e é 4ª em Paris

Dora Varella terminou a final do skate park feminino das Olimpíadas na quarta posição. A brasileira de 23 anos – skatista mais velha da decisão – esteve a apenas 3,17 pontos de uma medalha e ficou feliz com o próprio desempenho e sua evolução em Paris.

A australiana Arisa Trew conquistou a medalha de ouro com nota 93,18. A japonesa Cocona Hiraki, líder do ranking mundial, ficou com a prata (92,63), e a britânica Sky Brown foi bronze (92,31).

O triunfo de Trew simboliza uma quebra de hegemonia contra o “país do skate”. O Japão havia faturado todos os ouros disponíveis no esporte até então, com Coco Yoshizawa (street feminino) e Yuto Horigome (street masculino).

+ Não só Bruninho e Lucão! Ponteiro anuncia aposentadoria da Seleção após Paris 2024

Evandro e Arthur caem para dupla nº 1 do vôlei de praia e dão adeus a Paris

Evandro e Arthur Lanci perderam para os suecos David Ahman e Jonatan Hellvig, dupla favorita ao ouro, pelas quartas de final do vôlei de praia das Olimpíadas, nesta terça-feira (6). Os brasileiros perderam por 2 a 0 (parciais de 21/17 e 21/16) e, com o resultado, se despedem de Paris. Mesmo tendo feito uma campanha irregular até então, os suecos mostraram o por que de serem os líderes do ranking mundial.

Suecos venceram o primeiro set por 21 a 17 e no segundo set por 21 a 16. Suecos são os número 1 no ranking mundial, mas avançaram como um dos melhores terceiros colocados. Já Evandro e Arthur, nono lugar do ranking, chegaram às quartas sem perder nenhum set no torneio.

Com a eliminação, o Brasil fica apenas com uma dupla no vôlei de praia em Paris. Nesta quarta-feira (7), às 13h (de Brasília), Duda e Ana Patricia buscam uma vaga na semifinal diante da dupla Tina Graudina e Anastasija Samoilova, da Letônia.

Jeux Olympiques 2024 - Bresil v Suede - Quart de Finale
Evandro e Arthur eliminados. Foto: Icon Sport.

Brasil faz 4 a 2 na Espanha e terá Marta em final olímpica após 16 anos

O Brasil não tomou conhecimento da Espanha, atual campeã mundial, goleou por 4 a 2, nesta terça-feira (6), se classificou para a final do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris-2024 e manteve vivo o sonho do ouro inédito.

Gabi Portilho foi o nome do jogo. A atacante foi às redes e ainda deu uma assistência para Adriana marcar o terceiro gol brasileiro. Paredes (contra), Kerolin e Paralluelo (duas vezes) marcaram os outros tentos da partida.

O Brasil volta à final olímpica no futebol feminino após 16 anos contra os Estados Unidos, no sábado (10), às 12h. Em Pequim-2008, a seleção foi derrotada pelos EUA por 1 a 0. Quatro anos antes, em Atenas-2004, a equipe também foi derrotada pelas americanas na decisão. Marta esteve presente em ambos os jogos.

Tarciane celebra vitória da seleção feminina. Foto: Icon Sport.
Tarciane celebra vitória da seleção feminina. Foto: Icon Sport.

+ Força e superação: a história do futebol feminino no Brasil

Brasil é superado pela poderosa Noruega e se despede da Olimpíada de Paris no handebol

Após um bom início em Paris-2024, com vitória sobre a tradicional Espanha e ótimas defesas da goleira Gabi Moreschi, as brasileiras do handebol se despediram dos Jogos após derrota por 32 a 15 para a Noruega, nesta segunda-feira (6).

Válida pelas quartas de finais, a partida aconteceu no estádio Pierre Mauroy, em Lille, e teve desde o começo o domínio das norueguesas, que figuram entre as maiores potências no esporte. Tetracampeãs mundiais, elas buscam seu terceiro ouro olímpico.

EUA dão show ‘à la Globetrotters’, vencem e eliminam Brasil no basquete

O Brasil está eliminado nas quartas de final do torneio de basquete masculino das Olimpíadas. A seleção foi derrotada pelos Estados Unidos por 122 a 87, nesta terça (6), na Arena Bercy, em Lille.

Os EUA dominaram e venceram jogando bonito. Bolas de três precisas, bandejas acrobáticas se desvencilhando da marcação e belas enterradas marcaram uma atuação digna de Harlem Globetrotters, o time nova-iorquino que não integra a NBA e ficou conhecido mundialmente por suas acrobacias com a bola laranja. Foi desse jeito que os norte-americanos alcançaram sua maior vitória em Paris, por 35 pontos, superando a margem de 26 alcançada contra a Sérvia.

Os EUA, atuais tetracampeões olímpicos e grandes favoritos a novo título, voltarão à quadra na próxima quinta (8). Os norte-americanos enfrentarão na semifinal a Sérvia, que superou a Austrália nesta terça após reverter desvantagem de 24 pontos. O ‘Dream Team’ segue 100% no torneio, com quatro vitórias em quatro jogos.

Brasil x Estados Unidos no basquete. Foto: Icon Sport
Brasil x Estados Unidos no basquete. Foto: Icon Sport

+ Raio-X de Brasil x Estados Unidos na Olimpíada de Paris 2024: jogador x jogador

Veja também:

Ex-jogador e ex-técnico do Athletico morre aos 83 anos

Ex-jogador e ex-técnico do Athletico morre aos 83 anos

Paris 2024: veja o resumo dos Jogos Olímpicos desta terça-feira (6)

Paris 2024: veja o resumo dos Jogos Olímpicos desta terça-feira (6)

Bragantino x Athletico: escalações prováveis e onde assistir

Bragantino x Athletico: escalações prováveis e onde assistir

Brasil vence a Espanha e está na final da Olimpíada de Paris

Brasil vence a Espanha e está na final da Olimpíada de Paris