O que aconteceu de importante neste sábado (10) na Olimpíada de Paris 2024? Confira a seguir o resumão com os principais resultados na capital francesa. Os destaques foram as medalhas de prata, no futebol feminino, e de bronze, no vôlei de quadra feminino.
+ Quadro de medalhas da Olimpíada de Paris
Seleção feminina de futebol é novamente superada pelos EUA e fica com a prata
O Brasil chegou pela terceira vez à final do torneio olímpico feminino de futebol. Pela terceira vez, foi superado pelos Estados Unidos.
Em mais uma jornada cruel para a seleção, as norte-americanas levaram a melhor no Parque dos Príncipes, na tarde francesa de sábado (10). Em um jogo duro, venceram por 1 a 0, gol marcado por Mallory Swanson, e receberam a medalha de ouro dos Jogos de Paris.
A equipe brasileira, assim, ficou com a prata, em campanha que pode ser considerada surpreendente e marcou a despedida olímpica da veterana craque Marta. A alagoana esteve em seis edições do megaevento esportivo e colecionou três medalhas, todas da mesma cor, definida em duelo com o mesmo adversário.
Marta se torna a segunda brasileira com mais medalhas
A terceira medalha de prata de Marta encerra com pódio a trajetória de seis participações em Olimpíadas da camisa 10 da seleção feminina. Além disso, o pódio coloca a Rainha em uma posição privilegiada no ranking de maiores medalhistas do país.
Com os três pódios olímpicos, Marta entra em um grupo seleto, que tem – entre atletas mulheres – apenas outras três integrantes: a levantadora Fofão (um ouro e dois bronzes), a meio de rede Thaísa (dois ouros e um bronze) e a judoca Mayra Aguiar (3 bronzes).
Fofão foi campeã olímpica em Pequim-2008 e terceira colocada em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Mayra colecionou bronzes em três edições seguidas na categoria até 78kg: Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020. Thaísa ganhou medalhas de ouro em Pequim-2008 e Londres-2012, e conquistou o bronze em Paris neste sábado.
As quatro só ficam atrás de Rebeca Andrade. A ginasta, maior medalhista brasileira entre homens e mulheres, tem seis pódios olímpicos, sendo quatro deles conquistados em Paris. Ela acumula duas medalhas de ouro, três pratas e um bronze.
Brasil vence Turquia com show de Gabi e conquista bronze no vôlei feminino
A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil venceu a Turquia neste sábado (10) por 3 sets a 1, parciais 25/21, 27/25, 22/25 e 25/15 na Arena Paris Sul 1.
Gabi foi o grande destaque individual brasileiro na partida. Com 28 pontos, a camisa 10 não apenas teve boas estatísticas como também apareceu em momentos importantes no fim dos sets. Thaísa também brilhou, com sete pontos de bloqueio.
O Brasil conseguiu se reerguer após perder na semifinal para os EUA por 3 a 2. Essa era uma preocupação do técnico Zé Roberto Guimarães, de que o time não poderia sentir a derrota para lutar por um lugar no pódio. E mesmo começando mal a partida, a equipe foi se encaixando para vencer dois sets apertados e dominar a quarta parcial.
+ Chorando, Thaísa faz anúncio importante sobre seu futuro após Paris 2024
Brasileira Isabela Abreu não avança no pentatlo moderno
A brasileira Isabela Abreu não foi bem na semifinal neste sábado (10) e ficou em 16º posição do pentatlo moderno nas Olimpíadas de Paris-2024. Por conta disso, ela não avança à final da modalidade.
A brasileira voltou a competir neste sábado pela semifinal no pentatlo moderno, com as provas de saltos do hipismo realizadas no Palácio de Versalhes. A prova começou a ser disputada na última quinta-feira (8). O pentatlo moderno é composto por cinco modalidades: natação, corrida, tiro esportivo, esgrima e hipismo.
Valdenice Conceição e Ana Paula Vergutz ficam fora da disputa de medalha na canoagem
A brasileira Valdenice Conceição ficou perto de disputar medalha na canoagem C1 200 m. Ela ficou em 5º lugar na sua semifinal da modalidade e, por isso, disputará a final B, que não vale pódio. Valdenice terminou a prova 0.09s depois da 4ª colocada.
Em outra disputa mais cedo, a brasileira Ana Paula Vergutz também ficou de fora da disputa por uma medalha no K1 500m feminino da canoagem velocidade nas Olimpíadas de Paris. A canoísta terminou na oitava e última colocação da terceira bateria e foi eliminada.
A brasileira fez o percurso em 1min54s19 e não compete mais. Apenas as duas mais rápidas de cada uma das quatro baterias se classificaram para a Final A, seguindo na disputa por medalha.
Ana Paula fez um tempo abaixo dos 1min54s98 que registrou nas eliminatórias. A neozelandesa Lisa Carrington, medalhista de ouro em Tóquio, fez 1min48s10. Já a número 1 do mundo e recordista mundial Aimee Fisher, também da Neo Zelândia, avançou à final com 1min49s54.
+ Regras das corridas com obstáculos nas Olimpíadas [2024]: tudo o que você precisa saber
Laura Amaro fica em 7ª, e Brasil fecha levantamento de peso sem medalha
A brasileira Laura Amaro terminou a competição feminina de levantamento de peso na categoria até 81kg na 7ª posição, após levantar 240kg somando arranco e arremesso.
A halterofilista se aproximou do melhor desempenho brasileiro no esporte em Olimpíadas. O país ficou três vezes na 5ª colocação na modalidade, com Fernando Reis (2016), Rosane Santos (2016) e Jaqueline Ferreira (2012).
Laura Amaro foi a última representante do Brasil no levantamento de peso em Paris. Ainda haverá disputas nas categorias masculina acima de 102kg e feminina acima de 81kg, mas sem brasileiros. Amanda Schott, a outra atleta do país no esporte, ficou na oitava posição da categoria até 71kg.
A norueguesa Solfrid Koanda conquistou a medalha de ouro, com 275kg levantados no total. Sara Ahmed, do Egito, ficou com a prata (268kg). Neisi Barrera, do Equador, foi bronze (267kg).
Brasil encerrou sua participação na Olimpíada de Paris neste sábado (10)
As Olimpíadas de Paris acabam um dia mais cedo para a delegação brasileira. Sem representantes no último dia olímpico, o Brasil encerra sua participação na tarde deste sábado (10), com a disputa pelo bronze no vôlei feminino e a final do futebol feminino.
A queda de Isabela Abreu no pentatlo moderno encerrou qualquer possibilidade do Brasil ter um representante no domingo (11), último dia das Olimpíadas. A brasileira parou nas semifinais, disputadas neste sábado (10).
Além dela, havia expectativa que a seleção feminina de vôlei avançasse para a final, marcada para domingo, às 8h (de Brasília). O Brasil, porém, perdeu para os Estados Unidos na semifinal e disputará a medalha de bronze neste sábado.
Dessa forma, a única aparição da delegação verde-amarela no domingo (11) será na cerimônia de encerramento. O evento começa às 16h (de Brasília).
+ Quais são todos os atuais recordes brasileiros no atletismo?