O que aconteceu de importante nesta terça-feira (30) na Olimpíada de Paris 2024? Confira a seguir o resumão com os principais resultados na capital francesa.
O Brasil esteve em disputa em algumas modalidades, o grande destaque foi para a conquista inédita da medalha de bronze para a ginástica artística por equipes. O Time Brasil está, atualmente, na 22ª posição geral no quadro de medalhas.
Brasil conquista bronze inédito com ginástica artística por equipes
O Brasil alcançou, nesta terça-feira (30), o maior feito da gloriosa história de sua ginástica artística, ao conquistar o bronze na prova mais importante do esporte, a final olímpica por equipes femininas.
Os Estados Unidos, de Simone Biles, lideraram confortavelmente a competição e foram seguidos na classificação final pela Itália e pelo Brasil. Coube a Rebeca, Flávia Saraiva, Julia Soares, Lorrane Oliveira e Jade Barbosa celebrar um desempenho histórico.
+ Raio-X de EUA x Brasil na ginástica artística na Olimpíada de Paris 2024
Rayssa não deve ser punida por gesto religioso nas Olimpíadas
A skatista Rayssa Leal não deve sofrer punição pela mensagem em Libras que fez durante a prova em que ganhou a medalha de bronze dos Jogos de Paris, no sábado (27).
Embora a regra 50 da Carta Olímpica, documento do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirme que “nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais, sedes ou outras áreas olímpicas”, o mais provável é que ela leve apenas algum tipo de advertência.
Rayssa fez referência a um trecho de um versículo da Bíblia (João 14:6), que define Jesus como “o caminho, a verdade e a vida”.
Basquete: Brasil reage, mas cai para a Alemanha
Não deu para o basquete brasileiro diante da Alemanha, atual campeã mundial, na segunda partida da fase de grupos dos Jogos Olímpicos. Os europeus fizeram 86 a 73, se classificaram para as quartas de final e complicaram bastante a situação da seleção verde-amarela.
Afinal, com as derrotas para os favoritos França e Alemanha, além de um saldo negativo de 25 pontos, o Brasil precisa vencer o Japão por uma diferença grande para se classificar como um dos melhores terceiros colocados.
+ Conheça os 20 melhores jogadores de basquete do Brasil de todos os tempos!
Após susto, Hugo Calderano vira sobre espanhol e avança no tênis de mesa
Hugo Calderano fez boa partida e avançou de fase no tênis de mesa nas Olimpíada de Paris. O brasileiro, um dos favoritos à medalha de ouro, derrotou o espanhol Álvaro Robles nesta terça-feira (30) e encara o francês Alexis Lebrun na próxima etapa da competição.
Brasil é dominado e cai para favorita França no handebol feminino em Paris
A seleção brasileira feminina de handebol sofreu, nesta terça-feira (30), a segunda derrota consecutiva nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A algoz foi a França, atual campeã mundial e bicampeã olímpica, que fez 26 a 20 na Arena Paris Sul.
O resultado já era esperado, afinal as donas da casa são as grandes favoritas ao ouro. Agora, as meninas enfrentam a Holanda e precisam se reabilitar para não correr risco de ficar fora das quartas de final. Na última rodada do grupo, a Angola será a adversária.
Essa foi a terceira partida das brasileiras. Na estreia, elas venceram a Espanha, mas perderam por um gol para a Hungria na sequência.
Canoagem: Ana Sátila e Pepê Gonçalves nas semifinais
Ana Sátila se classificou para a semifinal do C1 nas Olimpíadas de Paris. A brasileira foi a sétima colocada ao final de duas descidas e assegurou a vaga. A disputa da canoagem slalom acontece no Est. Náutico Água Branca.
A semifinal acontece nesta quarta-feira (31), às 10h30 (de Brasília). A final está marcada para o mesmo dia, às 12h25 (de Brasília).
Pepê Gonçalves também está na semifinal, mas do K1. O brasileiro terminou na quinta colocação ao final da primeira descida e garantiu a vaga após não ser ultrapassado por quatro atletas.
A semifinal e final do K1 na canoagem slalom acontecem nesta quinta-feira (1º). As provas iniciam às 10h30 (de Brasília).
+ Quadro de medalhas da Olimpíada de Paris 2024: confira ranking ao vivo
Tênis: duplas perdem e estão eliminadas
Os brasileiros Thiago Wild e Thiago Monteiro perderam por 2 sets a 0 pela dupla norte-americana Krajicek e Ram na chave de duplas masculinas nesta terça-feira (30). Eles foram derrotados nas oitavas de final e estão fora do torneio.
Já na dupla mista, Luisa Stefani e Thiago Wild também perderam e estão eliminados das Olimpíadas de Paris de 2024. A vitória foi de Wang e Zhang no tiebreak por 10 a 8, com 2 sets 1. Os brasileiros só jogaram a partida porque herdaram a vaga dos croatas Mate Pavic e Donna Vekic, que desistiram da disputa.
Natação: Caribé fica com o 10º tempo e está fora da final
Principal velocista do Brasil nas piscinas na atualidade, Guilherme Caribé terminou a semifinal dos 100m livre da competição de natação das Olimpíadas de Paris na 10ª posição. O nadador baiano completou a prova em 48s03.
Vôlei de praia: duplas femininas avançam, mas dupla masculina perde
Carol Solberg e Bárbara Seixas venceram Raupelyte e Paulikiene, da Lituânia, por 2 a 0 no vôlei de praia das Olimpíadas de Paris, e estão nas oitavas de final.
Duda e Ana Patrícia venceram Liliana e Paula, da Espanha, e também estão matematicamente classificadas às oitavas de final. As brasileiras tiveram parciais de 21/12 e 21/13. Ambas duplas ainda fazem um terceiro jogo pela fase de grupos.
Já a dupla masculina George e André foi derrotada pela seleção de Cuba, representada por Diaz e Alayo, no vôlei de praia masculino. O confronto terminou em 2 a 0 e com extrema superioridade cubana, que fez provocações durante todo o confronto.
Brasil tem dia de vitórias no tiro com arco e põe atletas nas oitavas de final
Vitórias obtidas por Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano asseguraram ao Brasil sua melhor participação no tiro com arco na história dos Jogos Olímpicos. Cada um deles triunfou duas vezes, na tarde francesa desta terça-feira (30), sob sol escaldante na Esplanade des Invalides, e avançou à fase de oitavas de final nas chaves individuais da modalidade em Paris.
Eles já haviam se classificado, na última quinta (25), à mesma etapa na disputa mista por equipes. Dessa maneira, a delegação brasileira estará nas oitavas de final em três chaves, superando o desempenho geral de 2016, quando Ane Marcelle dos Santos esteve nas oitavas no Rio de Janeiro, e o de 2021, quando o próprio D’Almeida avançou a essa fase em Tóquio.
Bala Loka se garante na final do BMX Freestyle
O brasileiro Gustavo Batista de Oliveira, conhecido como Bala Loka, começou a primeira volta do ciclismo BMX Freestyle nesta terça-feira (30) com 85.51 pontos, ficando na 7ª posição.
Na segunda, ele somou 85.79 e carimbou sua vaga na final. Atualmente, ele tem a 4ª maior nota. Os nove colocados se qualificam para a final, que será disputada amanhã (31).
Judô: brasileiros eliminados nas oitavas de final
A brasileira Ketleyn Quadros perdeu nas oitavas de final para a francesa Clarisse Agbegnenou, nesta terça-feira (30). Agbegnenou conseguiu um wazari a três segundos do golden score e venceu o combate. Com o resultado, Ketleyn não disputará a repescagem e está eliminada.
Da mesma forma, o brasileiro Guilherme Schmidt foi eliminado pelo italiano Antonio Sposito no golden score. Após checagem, a arbitragem concedeu wazari ao italiano. Schdmit não disputará repescagem por ter caído nas oitavas de final.
+ Medalhas olímpicas do Brasil: edições, atletas e TODOS os pódios
*Com informações da Folhapress