A integração entre o ChatGPT, da OpenAI, e os carros da Volkswagen já é realidade. Agora, a montadora alemã anunciou a adoção dos recursos de inteligência artificial ao assistente de voz de seus carros elétricos do modelo ID.4.
Leia mais
Volkswagen diz que carros serão ainda mais inteligentes e seguros
- A empresa já tinha confirmado que iria incorporar o ChatGPT nos sistemas de seus veículos.
- De acordo com a VW, a adição da tecnologia aos comandos já existentes fará com que os carros da Volkswagen se tornem ainda mais inteligentes e seguros.
- A montadora destaca que a IA “pode fornecer informações sobre atrações turísticas, dar resultados de jogos de futebol ou ajudar a resolver problemas de matemática”.
- Tudo isto sem que o motorista precise tirar os olhos da estrada.
Recursos estarão disponíveis para todos os motoristas
De acordo com a Volkswagen, o ChatGPT não será acionado para dar respostas aos condutores. Pelo menos não num primeiro momento.
A montadora explica que apenas se o assistente de voz da VW (IDA) não souber a resposta é que o questionamento será passado à IA. Neste caso, a solicitação será respondida, por voz, em poucos segundos.
A empresa ainda destaca que a novidade não depende de novas contratações ou da instalação de qualquer aplicativo adicional. O chatbot ficará disponível para todos os clientes com contas no VW Connect ou VW Connect Plus.
Em relação a um possível vazamento de dados ou questões ligadas à segurança, a Volkswagen informou que “perguntas e respostas são excluídas imediatamente para garantir a proteção ideal dos dados”. Além disso, o assistente de voz online poderá ser desativado na área de configurações do aplicativo da empresa ou nas configurações de privacidade do sistema de infoentretenimento.