A Volvo anunciou o plano da nova geração de veículos da empresa desenhada a partir de um supercomputador que utiliza recursos de inteligência artificial. O NVIDIA DRIVE Thor permite quatro vezes mais operações por segundo do que sistemas atuais e oferece sete vezes maior eficiência energética, segundo a empresa.
A tecnologia foi criada pela NVIDIA, líder mundial do segmento de computação de inteligência que já trabalhou na produção do software usado no modelo elétrico da montadora EX90.
“A nova ferramenta permitirá implantar recursos de segurança e assistência à direção ainda mais avançados, desenvolver a direção autônoma, além de introduzir recursos generativos baseados em IA e experiências no carro”, explicou a Volvo em comunicado.
O sistema autônomo contará com a IA da Zenseact, empresa de software da própria Volvo, com uma plataforma de supercomputação otimizada para grandes cargas de trabalho. Isso vai permitir uma “condução autônoma segura”, segundo a montadora.
Leia Mais:
O EX90 foi o primeiro veículo da Volvo a ser definido por software. Com 517cv de potência, o modelo chega a 100 quilômetros por hora em 4,9 segundos. A autonomia é de 600 quilômetros e o carregamento rápido para até 80% de recarga demanda 30 minutos.
Segundo a montadora, o sistema de computação principal dessa versão é alimentado pelo chip (SoC) NVIDIA DRIVE Orin, capaz de realizar mais de 250 trilhões de operações por segundo. Com a nova parceria, a expectativa é atingir até 1.000 TOPs no sistema NVIDIA DRIVE Thor.
“Ao aproveitar a tecnologia NVIDIA e configurar o data center, podemos abrir um caminho rápido para uma IA de alto desempenho, ajudando, em última análise, a tornar nossos produtos mais seguros e melhores”, diz Anders Bell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo Cars.