Quem utiliza o WhatsApp para se comunicar com outras pessoas no dia a dia, provavelmente já se frustrou ao encontrar algum tipo de instabilidade na plataforma. Se essa é atualmente a sua situação, e você não quer depender de apenas um aplicativo de mensagens, confira abaixo outras cinco opções.
Leia mais:
Aplicativos alternativos ao WhatsApp
1. Telegram
O Telegram é uma plataforma de mensagens e videochamadas que conta com variadas funcionalidades, como envio de fotos e conteúdos audiovisuais, além de stickers e emojis animados. Tal qual o WhatsApp, a alternativa permite a criação de canais e grupos.
O programa possui ainda outros recursos já característicos em muitos concorrentes, como compartilhamento de mensagens que se autodestroem e fotos de visualização única.
E a segurança?
À primeira vista, muitos usuários podem achar que o programa protege toda a informação trocada internamente. Contudo, a única maneira de obter a chamada criptografia de ponta a ponta é ao utilizar o modo “chat secreto“, opção de bate-papo que reduz o risco de interceptações por terceiros.
Disponível para: Android; iOS; Windows/Linux; e macOS.
2. Signal
O Signal é um aplicativo de mensagens de texto e áudio que também proporciona chamadas de voz e vídeo, envio de imagens e conteúdos audiovisuais, além da criação de grupos.
O programa fornece diversos recursos tradicionais, como compartilhamento de mensagens autodestrutivas e arquivos de visualização única, além de contar com os populares stickers personalizados e GIFs.
E a segurança?
De acordo com o Signal, os dados trocados na plataforma não podem ser interceptados, pois todos são criptografados. A empresa afirma em seu site que o software foi desenvolvido “para nunca coletar ou armazenar qualquer tipo de informações confidenciais”.
Disponível para: Android; iOS; Windows/Linux; e macOS.
3. Line
O Line é um serviço multiplataforma de troca de mensagens que possibilita chamadas de voz e vídeo, assim como compartilhamento de arquivos, stickers virtuais e emojis animados. O programa também conta com jogos variados e uma linha do tempo para publicações que é semelhante à de redes sociais como Facebook e Instagram.
E a segurança?
Para a proteção de mensagens de textos e de localização, a plataforma desenvolveu um protocolo de criptografia de ponta a ponta chamado Letter Sealing (Vedação de Carta, em tradução livre), que opera em chats individuais e em grupos com até 50 pessoas.
De acordo com a companhia, o envio de arquivos em geral é protegido apenas por uma “criptografia de camada de transporte”.
Disponível para: Android; iOS; Windows; e macOS.
4. Skype
O Skype é um programa muito utilizado para ligações de vídeo, mas que também serve para trocas de mensagens instantâneas e chamadas de voz. Além disso, o software proporciona o envio de fotos e conteúdos audiovisuais em seu chat, que conta com stickers e figurinhas.
E a segurança?
A empresa alega que criptografa toda comunicação realizada entre contas da Skype. Porém, nos contatos realizados da plataforma com “telefones móveis e fixos, a parte da sua chamada que ocorre sobre o PSTN (a rede telefônica comum) não será criptografada.”
Disponível para: Android; iOS; Windows/Linux; e macOS.
5. WeChat
O WeChat é um serviço multiplataforma de mensagens de texto e chamadas de voz e vídeo. Assim como muitas concorrentes, a plataforma possibilita o compartilhamento de fotos, conteúdos audiovisuais e outros arquivos, além de fornecer diversos recursos avançados, tal qual pagamento móvel, serviços de transporte, jogos e compras on-line.
E a segurança?
Sobre privacidade e proteção no aplicativo, a companhia afirma que “criptografa as suas mensagens enviadas e recebidas entre nossos servidores e seu dispositivo para ajudar a evitar que terceiros não autorizados interceptem suas mensagens enquanto elas são entregues por meio da Internet.”
Disponível para: Android; iOS; Windows; macOS.
*Com informações retiradas das páginas oficiais do WhatsApp, do Telegram, do Signal, do Line, do Skype e do WeChat.