A Xiaomi revelou oficialmente o seu primeiro carro elétrico, o SU7, nesta quinta-feira (28). O modelo promete movimentar o mercado na China custando bem menos que concorrentes de peso como o Tesla Model 3 e o Porsche Taycan. Pelo menos é o espera o CEO da empresa, Lei Jun.
Leia mais:
Como é o SU7, o carro elétrico da Xiaomi
O executivo afirma que apesar do preço mais baixo, o SU7 supera o Model 3 “em mais de 90%” das especificações técnicas e será o melhor sedã “abaixo de 500.000 yuans” (Via: CNBC).
- O SU7 será lançado em três versões, com diferentes níveis de desempenho, autonomia e recursos.
- A de entrada oferece até 700 km de autonomia por carga, contra 606 km do Model 3, segundo o ciclo chinês, e acelera até 210 km/h.
- A versão intermediária, a SU7 Pro, promete 830 km de autonomia e possui sistema de direção semiautônoma Xiaomi Pilot Max.
- O mais completo é o Xiaomi SU7 Max. Com motor duplo, 0 a 100 km/h em 2,78 segundos e 265 km/h de velocidade máxima.
O modelo oferece ainda integração com Car Play e conta com uma série de acessórios extras que podem ser adquiridos separadamente, como uma mini geladeira, uma persiana personalizada para a janela frontal e suporte para smartphone.
A Xiaomi também está desenvolvendo o seu próprio sistema de direção autônoma. O hardware inclui chips da Nvidia e deve estar pronto até agosto de 2024.
Quanto custa?
O preço oficial, segundo o CEO, será de 215.900 yuans (cerca de R$ 150 mil), contra o valor inicial de 245.900 yuans do Model 3 na China (mais de R$ 170 mil). A diferença de preço convertida é de quase R$ 21 mil na cotação atual.
A Xiaomi afirma que mais de 50 mil unidades do SU7 foram vendidas em menos de meia hora. As entregas devem começar no fim de abril.
De início, o EV será vendido apenas na China. Apesar de a empresa atuar oficialmente no Brasil, não há nenhum indício de lançamento por aqui.